terça-feira, 6 de março de 2012

Karate sai das academias e invade as escolas

karate-sai-das-academias-e-invade-as-escolasKaratê, uma arte marcial milenar que busca a perfeição do caráter através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo


Você já deve ter ouvido o famoso provérbio que nos diz que uma boa formação pessoal deve unir “mente sã em corpo são”. Esse é o propósito do Karatê, uma arte marcial milenar que busca a perfeição do caráter através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Muita gente sabe que o Karatê também virou um esporte, mas o que poucos sabem é o inevitável elo entre essa arte e a filosofia da escola. Foi pensando nesses pontos em comum que surgiu no Campus Campina Grande o Projeto de Extensão “Ação educativa através do esporte: promovendo a formação moral, o bem estar e qualidade de vida através da prática do Shorin Ryu Karatê-do Shinshukan”.


O projeto teve seu primeiro passo nessa terça-feira (28) com uma aula inaugural. O Sensei Wagner Pereira trouxe ao Campus uma turma de alunos mais experientes para fazer algumas apresentações. Além das teorias que fundamentam o Karatê, a parte prática chamou a atenção dos novos alunos, estudantes do IFPB em Campina Grande.


A apresentação chamou a atenção do aluno Gabriel Delane, do 1ºA do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele só conhecia o Karatê pelos meios de comunicação e quer aprender logo a arte. “Eu tinha lido na internet sobre o Karatê e vi essa oportunidade de me inscrever aqui. Fui aprovado e estou ansioso para aprender e saber usar as armas do kobu-do”.


O projeto também atraiu o aluno Artur Demógenes, do 2º A do Curso Técnico de Manutenção e suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele já praticava Karatê, mas em outro estilo. “Queria continuar no ramo do Karatê e vim ver como era este”. Agora ele pretende continuar indo às aulas no IFPB.


No total, foram 31 alunos do Campus Campina aprovados, o limite do número de vagas. Para o Sensei Wagner Pereira, a quantidade de inscritos não o surpreendeu. “O Karatê é o esporte mais praticado do mundo e o público de Campina Grande já é conhecido por ser interessado nessa arte”.


Geísio Lima, servidor do Campus e coordenador do projeto, é também instrutor da turma. Por isso, durante as aulas ele é chamado Senpai Geísio Lima. Para ele, “uma das contribuições do Karatê no aprendizado é a formação ética e moral. Além disso, ajuda o praticante a ter um corpo mais saudável. O Karatê também faz com que a pessoa se sinta mais segura, determinada e auto-suficiente”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário