domingo, 4 de março de 2012

1ª Aula Prática (29/02/2012) - Faculdade Dom Bosco


OBJETIVO DA AULA

          Ensinar os tipos de classificações das Lutas (principalmente Domínio e Percussão) através de exercícios diferentes, envolvendo essas classificações.

ATIVIDADE 1

          Todos os alunos devem correr em direções diferentes dentro do espaço com o tatame. Enquanto os alunos correm, o professor estipula uma região do corpo que deverá ser tocada. Quando o professor der um sinal, cada aluno deverá tentar tocar o outro na região estipulada, e ao mesmo tempo se defender para que não seja tocado.
                 OBJETIVO DO EXERCÍCIO 1: além do aquecimento, já se estará trabalhando com a agilidade e a visão periférica dos alunos. Neste exercício está sendo demonstrado um tipo de classificação de luta, que em relação à ação motora é a PERCUSSÃO (o ato de tocar o outro) e em relação à distância é a MÉDIA DISTÂNCIA (por ser um exercício de percussão). 


ATIVIDADE 2

            Os alunos, junto ao professor, se posicionam num círculo. O primeiro aluno fará algum gesto, algum movimento de algum tipo de luta (podendo ser um soco, um chute, etc...). Após o aluno fazer esse gesto, todos os outros devem repetir. Agora é a vez do próximo aluno, ele faz algum movimento, e depois todos copiam o movimento. Feito isso, deve-se fazer o primeiro gesto e já em seguida o segundo. Agora o terceiro faz outro movimento, todos copiam esse movimento, e em seguida fazem todos os gestos novamente, desde o primeiro. Assim deve-se seguir até o final, onde todos os alunos participaram com algum movimento.
            OBJETIVO DO EXERCÍCIO 2: este exercício tem por objetivo promover a sociabilização entre os alunos. Além disso, a cada movimento realizado, o professor poderá estar informando aos alunos que movimento é aquele, em que tipo de luta ele é usado, e assim por diante.

ATIVIDADE 3

            Os alunos devem se dividir em duplas e se espalhar pela sala. O professor irá estipular um lugar do corpo à ser tocado. Depois disso o professor dá um sinal para que as duplas comecem o exercício. Cada um da dupla terá que tentar tocar na região do corpo do seu "adversário", que foi estipulado anteriormente pelo professor. Com o decorrer do tempo, mudam-se as duplas, e as regiões do corpo a serem tocadas.
            OBJETIVO DO EXERCÍCIO 3: neste exercício estará sendo trabalhado principalmente a luta de PERCUSSÃO (ato de tocar no adversário). Estará trabalhando principalmente a agilidade do aluno.

ATIVIDADE 4

            Neste exercício serão necessárias algumas bolas, preferencialmente aquelas usadas em Pilates. Os alunos novamente se dividirão em duplas, de preferência do mesmo sexo. Cada dupla deve sentar no chão, um de costas para o outro, e entre eles deve-se colocar a bola. As pernas devem ficar estendidas e as mãos atrás da cabeça. Ao sinal do professor, o aluno deve tentar pegar sua bola, e ficar com ela até que o tempo acabe (o professor determinará o final da "disputa"). Os alunos não podem ficar de pé, no máximo ajoelhados. O que conseguir pegar a bola primeiro, deve tentar ficar com ela até o final, tentando se defender de seu adversário, enquanto isso, o outro deve tentar pegar a bola. Trocam-se as duplas algumas vezes, e realizam o mesmo exercício.
                   OBJETIVO DO EXERCÍCIO 4: logicamente que o objetivo do exercício é dominar a bola até o final da disputa. Mas também, é de mostrar para os alunos uma outra forma de classificação das lutas, que é a de DOMÍNIO (onde eles usaram do agarre para proteger a bola, e para tentar tirar a bola do adversário, sem o uso da Percussão) e CURTA DISTÂNCIA (pelo fato da luta ser de Domínio).


ATIVIDADE 5

            O exercício 5 será realizado da mesma forma, porém, não será mais usado uma bola entre os alunos. Ao sinal do professor, o aluno terá que tentar colocar as costas do seu adversário no chão. Caso um aluno consiga colocar as costas do outro no chão, eles voltam para a posição inicial e começam a disputa novamente.
                   OBJETIVO DO EXERCÍCIO 5: o objetivo em relação à demostração de uma classificação de luta é o mesmo do exercício anterior. A única diferença é que nesse, ao invés de ter que dominar a bola, o objetivo final é de colocar as costas do adversário no chão.
           
ATIVIDADE 6

             O último exercício da aula foi envolvendo luta de Domínio, com uma espécie de futebol. Os alunos deverão ser divididos em dois grupos. Cada grupo deve formar uma coluna, e ficar de frente para o outro grupo, deixando um espaço entre os grupos. Entre os dois grupos, deve-se montar uma espécie de quadra de futebol, limitando apenas os gols (pode ser com tênis, mochila, etc...), e a bola (mesma que foi usada no exercício 4) no centro (Fig. 1). O professor deve numerar os alunos, de 1 em diante. Cada grupo terá um lado para que seja realizado "o gol". O exercício deve ocorrer da seguinte forma: os alunos devem ficar sentados, e quando o professor falar algum número, o aluno de cada grupo que foi marcado por esse número, deverá pegar a bola e levá-la para o seu gol (Fig. 2). Eles não podem ficar de pé. Para ir pegar a bola e levá-la para o gol pode ser deitado, rolando, de joelho, do jeito que preferir, menos de pé. O aluno que não pegou a bola, deve tentar impedir que seu adversário faça o gol, pegar a bola e tentar realizar o gol. Acaba quando acontecer o gol. A bola tem que ser levada até o gol, não pode ser jogada. O professor escolhe mais um número, e assim por diante, até que todos os alunos tenham participado.
                      OBJETIVO DO EXERCÍCIO 6:  além do aluno ter que realizar o gol, esse exercício tem o intuito de mostrar a característica da luta de DOMÍNIO, de CURTA DISTÂNCIA.



Referência: Aula ministrada pela professora Keith Sato Urbinati, no 4º Período da Faculdade Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário