OBJETIVO DA AULA
Ensinar os tipos de classificações das Lutas
(principalmente Domínio e Percussão) através de exercícios diferentes,
envolvendo essas classificações.
ATIVIDADE 1
Todos os alunos devem correr em direções
diferentes dentro do espaço com o tatame. Enquanto os alunos correm, o
professor estipula uma região do corpo que deverá ser tocada. Quando o
professor der um sinal, cada aluno deverá tentar tocar o outro na região
estipulada, e ao mesmo tempo se defender para que não seja tocado.
OBJETIVO DO EXERCÍCIO
1: além do aquecimento, já se estará
trabalhando com a agilidade e a visão periférica dos alunos. Neste exercício
está sendo demonstrado um tipo de classificação de luta, que em relação à ação
motora é a PERCUSSÃO (o ato de tocar o outro) e em relação à distância é a
MÉDIA DISTÂNCIA (por ser um exercício de percussão).
ATIVIDADE 2
Os alunos, junto ao professor, se
posicionam num círculo. O primeiro aluno fará algum gesto, algum movimento de
algum tipo de luta (podendo ser um soco, um chute, etc...). Após o aluno fazer
esse gesto, todos os outros devem repetir. Agora é a vez do próximo aluno, ele
faz algum movimento, e depois todos copiam o movimento. Feito isso, deve-se
fazer o primeiro gesto e já em seguida o segundo. Agora o terceiro faz outro
movimento, todos copiam esse movimento, e em seguida fazem todos os gestos
novamente, desde o primeiro. Assim deve-se seguir até o final, onde todos os
alunos participaram com algum movimento.
ATIVIDADE 3
Os alunos devem se dividir em duplas e se espalhar
pela sala. O professor irá estipular um lugar do corpo à ser tocado. Depois
disso o professor dá um sinal para que as duplas comecem o exercício. Cada um
da dupla terá que tentar tocar na região do corpo do seu
"adversário", que foi estipulado anteriormente pelo professor. Com o
decorrer do tempo, mudam-se as duplas, e as regiões do corpo a serem tocadas.
ATIVIDADE 4
Neste exercício serão necessárias algumas
bolas, preferencialmente aquelas usadas em Pilates. Os alunos novamente se
dividirão em duplas, de preferência do mesmo sexo. Cada dupla deve sentar no
chão, um de costas para o outro, e entre eles deve-se colocar a bola. As pernas
devem ficar estendidas e as mãos atrás da cabeça. Ao sinal do professor, o
aluno deve tentar pegar sua bola, e ficar com ela até que o tempo acabe (o
professor determinará o final da "disputa"). Os alunos não podem
ficar de pé, no máximo ajoelhados. O que conseguir pegar a bola primeiro, deve
tentar ficar com ela até o final, tentando se defender de seu adversário,
enquanto isso, o outro deve tentar pegar a bola. Trocam-se as duplas algumas
vezes, e realizam o mesmo exercício.
OBJETIVO DO EXERCÍCIO 4: logicamente que o objetivo do exercício é dominar a bola até o
final da disputa. Mas também, é de mostrar para os alunos uma outra forma de
classificação das lutas, que é a de DOMÍNIO (onde eles usaram do agarre para
proteger a bola, e para tentar tirar a bola do adversário, sem o uso da
Percussão) e CURTA DISTÂNCIA (pelo fato da luta ser de Domínio).
ATIVIDADE 5
O exercício 5 será realizado da mesma
forma, porém, não será mais usado uma bola entre os alunos. Ao sinal do
professor, o aluno terá que tentar colocar as costas do seu adversário no chão.
Caso um aluno consiga colocar as costas do outro no chão, eles voltam para a
posição inicial e começam a disputa novamente.
OBJETIVO DO
EXERCÍCIO 5: o objetivo em relação à demostração de uma
classificação de luta é o mesmo do exercício anterior. A única diferença é que
nesse, ao invés de ter que dominar a bola, o objetivo final é de colocar as
costas do adversário no chão.
ATIVIDADE 6
O último exercício da aula foi envolvendo luta de Domínio, com uma
espécie de futebol. Os alunos deverão ser divididos em dois grupos. Cada grupo
deve formar uma coluna, e ficar de frente para o outro grupo, deixando um
espaço entre os grupos. Entre os dois grupos, deve-se montar uma espécie de
quadra de futebol, limitando apenas os gols (pode ser com tênis, mochila,
etc...), e a bola (mesma que foi usada no exercício 4) no centro (Fig. 1). O professor
deve numerar os alunos, de 1 em diante. Cada grupo terá um lado para que seja
realizado "o gol". O exercício deve ocorrer da seguinte forma: os
alunos devem ficar sentados, e quando o professor falar algum número, o aluno
de cada grupo que foi marcado por esse número, deverá pegar a bola e levá-la
para o seu gol (Fig. 2). Eles não podem ficar de pé. Para ir pegar a bola e levá-la para
o gol pode ser deitado, rolando, de joelho, do jeito que preferir, menos de pé.
O aluno que não pegou a bola, deve tentar impedir que seu adversário faça o
gol, pegar a bola e tentar realizar o gol. Acaba quando acontecer o gol. A bola
tem que ser levada até o gol, não pode ser jogada. O professor escolhe mais um
número, e assim por diante, até que todos os alunos tenham participado.
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