ATIVIDADE DE RAPIDEZ E ATENÇÃO
PEGA GRAMPO
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a
atenção do aluno, para que não deixe pegar seus grampos, e trabalhar com a
rapidez do mesmo, onde terá que tentar pegar o grampo dos outros colegas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Esta atividade poderá ser feita tanto em duplas ou em
trios, como um contra o outro entre todos da turma.
Cada aluno terá três grampos presos ao corpo. Um
grampo preso em uma das pernas, um grampo preso na parte da frente do corpo e
outro preso nas costas. Ao sinal do professor, cada aluno deverá tentar pegar o
maior número de grampos possível, e ao mesmo tempo não deixar que os outros
peguem os seus grampos presos no próprio corpo. O vencedor será aquele que
terminar a atividade com o maior número de grampo, tanto os que foram pegos
quanto os que estavam presos ao seu corpo.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: tocar.
DEFESA: esquivar-se.
ATIVIDADE DE DESEQUILIBRAR
LUTA DO JACARÉ
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a
capacidade de equilíbrio de cada aluno, onde o mesmo deverá tentar ficar
equilibrado sob seus próprios braços, sem deixar que seu adversário o derrube.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Nesta atividade os alunos deverão se dividir em
duplas. Cada um deverá ficar de frente para o outro, na posição de flexão de
braço. Cada um deve tentar derrubar o outro, tirando o apoio de um dos braços
do “adversário”, provocando a queda.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: desequilibrar.
DEFESA: esquivar-se.
ATIVIDADE DE RETER / IMOBILIZAR
SOMENTE AS PERNAS
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar a
imobilização, sendo que se devem segurar as pernas do companheiro.
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE
A turma será divida em duplas, um será imobilizado e
o outro irá imobilizar. Os dois só poderão usar as pernas para realizar a
imobilização e ambos deverão permanecer sentados.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: reter, imobilizar
DEFESA: esquivar-se, livrar-se, resistir
ATIVIDADE DE COMBATE
MINI SUMÔ
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a
força, na forma do tocar ou agarrar, fazendo com que o “adversário” saia do
círculo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A sala deverá ter alguns lugares delimitados, em
forma de círculos. Os alunos se dividirão em duplas, e cada dupla deverá ficar
dentro de um círculo. Poderão ficar de pé, ou ajoelhados, dependendo da ordem
do professor. Cada um terá que tentar colocar o “adversário” para fora do
círculo. Isso deverá ser feito usando a força, agarrando ou empurrando o indivíduo.
Ganha quem ficar dentro do círculo.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: agarrar, tocar.
DEFESA: esquivar-se, livrar-se, resistir.
ATIVIDADE DE CONQUISTA DE OBJETO
BANDEIRA HUMANA
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar a conquista
de objeto, sendo que a bandeira será um integrante do grupo com uma bexiga
amarrada em seu corpo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A
turma será divida em dois grupos, cada um deles deve eleger quem será a
bandeira humana. Os grupos deverão caminhar de joelhos, rolando ou em seis
apoios, até ao outro campo e tentar estourar a bexiga. Pare proteger o colega
que é a bandeira devem tentar imobilizar os adversários.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: imobilizar e agarrar.
DEFESA: livrar-se e esquivar-se
ATIVIDADE DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO
ELEFANTE COLORIDO
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a
agilidade dos alunos, tanto nos que irão pegar quanto nos que irão fugir.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Três alunos deverão se disponibilizar, ou o professor
deverá escolhê-los. O restante dos alunos deverão ficar de um lado da sala, e
os três que foram selecionados deverão ficar no meio, de costas para a turma.
Os três alunos deverão escolher alguma cor, e dizê-la em voz alta. Dita à cor,
quem dos alunos tiver essa cor em alguma peça da roupa, poderá passar para o
outro lado da sala sem poder ser pego. Já os alunos que não tiverem, poderão
ser pegos por um desses três alunos. Quem for pego se junta aos alunos que
estavam no meio, e ajuda a pegar. Todos os alunos deverão estar ajoelhados.
Esta atividade pode ter várias adaptações. Uma delas
é que quando alguém for pego, além de ser pego deverá ser também imobilizado
por alguns segundos.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: agarrar, imobilizar, tocar.
DEFESA: esquivar-se, livrar-se.
Amei suas sugestões, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir