terça-feira, 27 de março de 2012

ATIVIDADES PARA JOGOS DE OPOSIÇÃO


ATIVIDADE DE RAPIDEZ E ATENÇÃO
PEGA GRAMPO
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a atenção do aluno, para que não deixe pegar seus grampos, e trabalhar com a rapidez do mesmo, onde terá que tentar pegar o grampo dos outros colegas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Esta atividade poderá ser feita tanto em duplas ou em trios, como um contra o outro entre todos da turma.
Cada aluno terá três grampos presos ao corpo. Um grampo preso em uma das pernas, um grampo preso na parte da frente do corpo e outro preso nas costas. Ao sinal do professor, cada aluno deverá tentar pegar o maior número de grampos possível, e ao mesmo tempo não deixar que os outros peguem os seus grampos presos no próprio corpo. O vencedor será aquele que terminar a atividade com o maior número de grampo, tanto os que foram pegos quanto os que estavam presos ao seu corpo.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: tocar.
DEFESA: esquivar-se.
ATIVIDADE DE DESEQUILIBRAR
LUTA DO JACARÉ
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a capacidade de equilíbrio de cada aluno, onde o mesmo deverá tentar ficar equilibrado sob seus próprios braços, sem deixar que seu adversário o derrube.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Nesta atividade os alunos deverão se dividir em duplas. Cada um deverá ficar de frente para o outro, na posição de flexão de braço. Cada um deve tentar derrubar o outro, tirando o apoio de um dos braços do “adversário”, provocando a queda.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: desequilibrar.
DEFESA: esquivar-se.
ATIVIDADE DE RETER / IMOBILIZAR
SOMENTE AS PERNAS
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar a imobilização, sendo que se devem segurar as pernas do companheiro.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A turma será divida em duplas, um será imobilizado e o outro irá imobilizar. Os dois só poderão usar as pernas para realizar a imobilização e ambos deverão permanecer sentados.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: reter, imobilizar
DEFESA: esquivar-se, livrar-se, resistir
ATIVIDADE DE COMBATE
MINI SUMÔ
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a força, na forma do tocar ou agarrar, fazendo com que o “adversário” saia do círculo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A sala deverá ter alguns lugares delimitados, em forma de círculos. Os alunos se dividirão em duplas, e cada dupla deverá ficar dentro de um círculo. Poderão ficar de pé, ou ajoelhados, dependendo da ordem do professor. Cada um terá que tentar colocar o “adversário” para fora do círculo. Isso deverá ser feito usando a força, agarrando ou empurrando o indivíduo. Ganha quem ficar dentro do círculo.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: agarrar, tocar.
DEFESA: esquivar-se, livrar-se, resistir.
ATIVIDADE DE CONQUISTA DE OBJETO
BANDEIRA HUMANA
OBJETIVO
Esta atividade tem por objetivo trabalhar a conquista de objeto, sendo que a bandeira será um integrante do grupo com uma bexiga amarrada em seu corpo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
            A turma será divida em dois grupos, cada um deles deve eleger quem será a bandeira humana. Os grupos deverão caminhar de joelhos, rolando ou em seis apoios, até ao outro campo e tentar estourar a bexiga. Pare proteger o colega que é a bandeira devem tentar imobilizar os adversários.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: imobilizar e agarrar.
DEFESA: livrar-se e esquivar-se
ATIVIDADE DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO
ELEFANTE COLORIDO
OBJETIVO   
Esta atividade tem por objetivo trabalhar com a agilidade dos alunos, tanto nos que irão pegar quanto nos que irão fugir.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Três alunos deverão se disponibilizar, ou o professor deverá escolhê-los. O restante dos alunos deverão ficar de um lado da sala, e os três que foram selecionados deverão ficar no meio, de costas para a turma. Os três alunos deverão escolher alguma cor, e dizê-la em voz alta. Dita à cor, quem dos alunos tiver essa cor em alguma peça da roupa, poderá passar para o outro lado da sala sem poder ser pego. Já os alunos que não tiverem, poderão ser pegos por um desses três alunos. Quem for pego se junta aos alunos que estavam no meio, e ajuda a pegar. Todos os alunos deverão estar ajoelhados.
Esta atividade pode ter várias adaptações. Uma delas é que quando alguém for pego, além de ser pego deverá ser também imobilizado por alguns segundos.
AÇÕES MOTORAS
ATAQUE: agarrar, imobilizar, tocar.
DEFESA: esquivar-se, livrar-se.

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