domingo, 1 de abril de 2012

4ª Aula Prática (28/03/2012) - Faculdade Dom Bosco

ATIVIDADES PARA A PRÁTICA DE JUDÔ

ATIVIDADE 1: "PEGADA LATERAL" (AQUECIMENTO)

          Os alunos deverão se dividir em duplas. De preferência meninos com meninos, e meninas com meninas. Nesta aula, todos deverão estar usando um kimono ou um moletom.
           Cada um da dupla deverá ficar um ao lado do outro. Amos terão que segurar com a mão esquerda na manga do parceiro e com a mão direita segurar na direção do tórax, pouco abaixo da gola. Feito isso, eles não poderão se soltar mais. Deverão correr em diferentes direções, e ao comando do professor, deverão fazer o que ele pede, sem pode se soltar. O professor pedirá para que sentem, deitem, rolem, e eles terão que realizar essas ações sem se soltarem.
             VARIAÇÃO: além de ficarem um do lado do outro, de frente para a mesma direção,o exercício poderá ser feito da mesma maneira, mas cada um da dupla ficará um do lado do outro, mas um de frente pra uma direção e o outro de frente para a direção oposta. 
           
ATIVIDADE 2: "QUEDA DE COSTAS - USHIRO UKEMI"

          Para a realização desta queda, é necessário realizar uma Progressão Pedagógica. 

- Todos os alunos deverão ficar sentados no chão com as pernas cruzadas, formando um círculo. Com a ajuda do professor, todos deverão, ao mesmo tempo, bater uma palma e logo em seguida bater com as duas mãos no chão, ao lado do corpo.

- Os alunos ficarão na mesma posição. O exercício será o mesmo do anterior, porém com uma ação a mais. Depois que eles baterem palma, eles deverão bater no chão e ao mesmo tempo realizar uma queda para trás. O professor deverá lembrá-los que para que realizar a queda para trás, o queixo deverá ser levado ao peito, para que não bata a cabeça no chão. 

- O exercício continuará o mesmo o mesmo do anterior, porém acrescentando mais uma ação. Quando os alunos tiverem caindo para trás, além de colocar o queixo no peito, deverá também virar a cabeça para um dos lado. Feito isso, o aluno deverá jogar as pernas para trás pelo lado oposto donde foi virado o pescoço, passando com o corpo por cima do ombro, realizando um rolamento. 

- Feita essas três etapas, agora deverá ser feita a queda completa. Porém, começando da mais fácil que é a sentada (igual ao exercício anterior). Depois realizará a queda partindo da posição de cócoras. A última etapa será realizar a queda partindo da posição de pé. 

ATIVIDADE 3: "PEGADA - VALSINHA"

          Os alunos ficarão em duplas novamente. Cada um deverá ficar um de frente para o outro, e realizar a pegada "gola-manga". Uma das mãos deverá agarrar na manga, na direção do antebraço. A outra deverá ser pega na gola, pouco abaixo do pescoço, na direção do tórax.
          Feita essa pegada, um de cada dupla deverá ficar se deslocando para os lados, para frente, para  trás, em diagonal. E o outro deverá tentar acompanhá-lo, sem soltar a pegada. 

ATIVIDADE 4: "PEGADA - VALSINHA - QUEDA"

          O exercício acontecerá da mesma forma do anterior, porém com uma ação a mais, que será a queda.  Cada dupla estará se deslocando, e um de cada vez, deverá derrubar seu companheiro. Para realizar essa queda, o aluno deverá puxar para próximo de si o braço do adversário, e ao mesmo tempo, empurrar o adversário com a outra mão, que está segurando na gola do adversário. A queda nesse exercício deve ser feita devagar, para que seja feita com a técnica correta a forma de derrubar, e a técnica correta da queda no chão, que fora praticada anteriormente. 

ATIVIDADE 5: "ARREMESSO DE PÉS - OSOTOGARI"

           Para a realização desta técnica, é necessário realizar uma Progressão Pedagógica. 

- Os alunos se dividirão em duplas novamente. Cada um fará a pegada no outro, como foi feita nos exercícios anteriores. Feito isso, eles iniciarão a técnica para realizar o Osotogari. O primeiro movimento a ser feito é o encaixe dos pés. Para realizá-lo, poderá ser feito tanto com a perna esquerda quanto a perna direita.
          - Encaixar com a perna direita: primeiramente a perna esquerda deverá ficar do lado da perna direita do adversário, para que se mantenha o equilíbrio. Feito isso, a perna direita deverá encaixar na perna direita do adversário. 
           - Encaixar com a perna esquerda:  primeiramente a perna direita deverá ficar do lado da perna esquerda do adversário, para que se mantenha o equilíbrio. Feito isso, a perna esquerda deverá encaixar na perna esquerda do adversário.

          Essa é a primeira etapa. Apenas treinar o encaixe de perna.

- Na segunda etapa, os movimentos anteriores continuarão a ser realizados, porém, com uma ação a mais. Quando o aluno encaixar a perna no adversário, ele deverá ao mesmo tempo puxar com um braço e empurrar com o outro, para desequilibrar o adversário.
        Para o lado que ele encaixar a perna, deverá puxar o adversário para próximo de si, enquanto o lado oposto deverá ser empurrado, como se fosse girar o adversário.

- Na terceira etapa, os movimentos anteriores continuarão a ser utilizados, porém, com duas ações a mais. Feito o encaixe da perna e as movimentações dos braços, o aluno deverá empurrar o adversário com o quadril, afim de que desequilibre-o mais ainda, para que em seguida, ele possa jogá-lo ao chão, realizando a queda.

Esse exercício deverá ser feito um de cada vez por cada aluno, repetidas vezes. Não precisa ser com muita velocidade, mas sim com calma, para que seja fixada bem a técnica.


ATIVIDADE 6: "IMOBILIZAÇÃO - HONKEZA GATAME"


          Um aluno da dupla deverá ficar deitado na posição de decúbito dorsal (barriga para cima), com as pernas fechadas e estendidas, e com os braços abertos e estendidos. O outro aluno deverá sentar ao lado do seu adversário, entre o braço e o tronco, com a suas costas voltas para a lateral do tronco do adversário.
            Feita essa posição, o aluno que está sentado, deverá imobilizar o aluno deitado da seguinte forma:


- O braço que estiver mais próximo a cabeça do adversário deverá envolver o pescoço. A outra mão deverá puxar o braço do adversário para próximo de si, imobilizando o adversário.

Referência: aula ministrada pela professora Keith Sato Urbitani, no 4º Período da Faculdade Dom Bosco.
          


          

        
           

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